sábado, 19 de junho de 2010

Tempo

A Física é daquelas ciências em que se adora ou se detesta mas que tem um papel importante no nosso conhecimento e na maneira de ver o mundo à nossa volta.

Posso dar-vos já um exemplo: Tempo. Toda a gente toma o tempo por garantido. Afinal de contas é algo simples, que usamos dia-a-dia para descrevermos as alturas do dia, para marcarmos um compromisso, etc. Aliás, até à pouco tempo, pensava-se que tempo era igual em todo lado, caso fosse meio-dia na Terra, era meio-dia em Vénus, ou seja, era uniforme pelo Universo fora.

O problema nisto tudo é que não poderia estar mais longe da verdade...
Foi com Albert Einstein que a perspectiva de tempo começou a mudar. Afinal o tempo não é universal, mas sim dependente de um referencial. Na verdade, basta só olhar para as nossas medidas de tempo e denotamos que são todas baseadas em referenciais astronómicos. Nós usamos a rotação da Terra para definir o tempo equivalente a 1 dia, as fases da Lua para definir o espaço de tempo de uma semana, a lunação para definir o espaço de tempo de um mês, a translação da Terra para definir um ano, etc.

O mais incrível nisto tudo, é que se vivêssemos em Vénus, por exemplo, um dia não deixava de ser um dia, mas o tempo que levava Vénus a dar uma volta sobre si própria (o que nós chamaríamos de dia no planeta Terra), levaria 243 dias, ou seja 1 "dia" no Planeta Vénus corresponde a 243 dias no planeta Terra.

Também foi com Einstein que se considerou o tempo como a 4ª dimensão do espaço-tempo, sendo que 3 dimensões são espaciais, as que conhecemos, e a 4ª é temporal. Teoricamente, o Universo ainda está em expansão, não só as 3 dimensões que conhecemos mas também a 4ª dimensão, o tempo. Por isto mesmo, apesar de um segundo permanecer como um segundo, o intervalo de tempo desse segundo vai aumentando, sendo que quando o Big Bang sucedeu-se, um segundo era quase uma eternidade.

Isto leva-nos para a parte que provavelmente interessa-vos mais: viagens no tempo. Viagens no tempo, não são impossíveis. Com efeito, viagens para o futuro são bastante simples, quanto maior velocidade um corpo se desloca, mais lentamente o tempo passa para esse corpo.

Assumindo que eu estivesse a deslocar-me no Universo perto da velocidade da luz (visto ser impossivel eu viajar à velocidade da luz) durante algum tempo, quando eu voltasse ao planeta Terra, enquanto as pessoas tinham envelhecido, o tempo para mim passou muito devagar logo eu era ainda novo, logo eu tinha viajado no futuro. O maior problema é viagens no passado, sendo que isto é muito mais complicado apesar de não ser completamente descabido. Na verdade, viagens para o passado não violam qualquer lei do Universo/Física, ainda que dificilmente sejam realizadas.

E porque é que é impossivel ultrapassar a velocidade da luz?

Afinal de contas, nada ultrapassa a velocidade da luz. Os fotões viajam à velocidade da luz, e estes não possuiem massa. Quanto maior for a velocidade de um corpo, mais pesado ele fica, logo precisa de mais energia para continuar a sua velocidade ou aumentar. Uma particula com massa necessitaria de infinitas quantidades de energia para viajar à velocidade da luz.

Este tema é bastante fácil de escrever e perceber, mas ainda há muitas pessoas que tomam o tempo por garantido, quando na verdade, têm ideias erradas em relação a este. Contudo, existe uma questão que provavelmente nunca chegaremos a um consenso:
O que é o tempo?

Esta questão é muito dificil de responder porque o tempo é apenas um evento psicológico, apenas uma sensação derivada da transição de um movimento.

"Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão." - Albert Einstein


Francisco

Novo membro

É com prazer que anuncio que o blog Humilde Aprendiz conta agora com um novo membro. O seu nome é Francisco e é um aluno que se prepara para transitar para o 10.º ano de escolaridade.

Apesar da sua tenra idade, escreve consideravelmente bem e nutre um interesse particular pela Física, área pouco abordada por mim por falta de conhecimento aprofundado. Assim, o blog ganha versatilidade e diversidade em todos os aspectos, razões mais que suficientes para eu aceitar mais um aprendiz humilde.

Espero que gostem tanto da sua contribuição como eu!

Bem-vindo Francisco!